Para qualquer empresa crescer e alcançar as metas desejadas é necessário planejamento eficiente, organização e, principalmente, uma equipe engajada.

Sabemos que um salário adequado é uma boa forma de recompensar os funcionários pelo trabalho, mas levar outros benefícios aos colaboradores é tão importante quanto para manter a motivação e o bom clima organizacional.

Incentivos oferecidos pelas empresas para melhorar o bem-estar e a capacitação dos colaboradores são importantes e faz com que as pessoas se sintam mais importantes e motivadas.  Muitas organizações, inclusive, já priorizam esse tipo de ação.

Com isso, é possível ter funcionários mais motivados, menos rotatividade na equipe e obter melhores resultados. Continue a leitura do artigo e saiba como trazer benefícios aos colaboradores e proporcionar um aumento nas suas vendas

Os benefícios corporativos

Os chamados benefícios corporativos são justamente aqueles concebidos por uma empresa privada, visando melhorar a saúde e bem-estar dos colaboradores. Isso também incluiu o relacionamento com o empregador.

Existem aqueles benefícios aos colaboradores dados por lei, quando falamos em regime CLT, e os chamados de opcionais, que cada vez mais empresas estão adotando como quase obrigatórios também. Isso porque são vantagens oferecidas para valorizar os funcionários e causa um impacto positivo no ambiente de trabalho.

Por isso, não se deve oferecer qualquer tipo de benefício, simplesmente. É preciso analisar e entender as necessidades do momento dialogando com sua equipe e observando as tendências.  Em outras palavras, é enxergar com respeito seus colaboradores e entender suas maiores dores no momento.

A importância dos benefícios corporativos

Como já falamos no tópico anterior, funcionários valorizados e satisfeitos produzem e se dedicam mais. No entanto, a importância dos benefícios aos colaboradores vai mais além. Existem muitas vantagens para a empresa também.

Podemos enxergar como uma espécie de contrato onde os dois lados saem ganhando. Veja vantagens  para as empresas a partir dos benefícios.

 Fidelidade dos colaboradores 

Hoje em dia, com a competição alta, as pessoas estão ficando cada vez menos tempo no mesmo emprego. Valorizando o seu colaborador, fornecendo mais bem-estar, aprendizado e saúde, a rotatividade tende a diminuir. Isso acaba gerando economia e maior engajamento por parte dos funcionários.

 Aumento do engajamento e da produtividade

Os benefícios aos colaboradores estão muito ligados a motivações que, por consequência, puxam o engajamento e a maior produtividade. Portanto, os benefícios ofertados aos colaboradores são vistos como investimento. O retorno vem através das metas alcançadas, por uma equipe mais motivada e contente com o trabalho. 

Imagem da empresa valorizada

Sabemos que a imagem de uma organização é crucial para atrair clientes, alavancar os negócios e também no sentido de contratações. Portanto, funcionários valorizados se sentem satisfeitos com o empregador e a imagem da empresa se fortalece, ganhando credibilidade no mercado. 

Quais os tipos de benefícios oferecer? 

Dentro de uma organização existem dois tipos de benefícios: aqueles obrigatórios de acordo com a legislação da CLT e os que ficam a critério da empresa.

Os mais comuns são plano de saúde, plano odontológico, vale-transporte, vale-alimentação ou refeição e o 13º salário. Os que não são obrigatórios são todos os que a empresa disponibiliza aos colaboradores, além dos determinados por lei.   

Mas quais benefícios oferecer? Isso depende da necessidade de cada equipe, mas separamos alguns que muitas companhias estão adotando e tendo resultados positivos.

 Auxílio em Cursos e estudos 

Oferecer capacitação é uma das boas maneiras de valorizar os funcionários. Muitas empresas oferecem descontos ou até mesmo pagamento integral  da mensalidade com escolas parceiras da marca. Há o entendimento de investimento na equipe. Quanto mais funcionários capacitados, melhor também será o desempenho. 

Atividades físicas

Por diversas razões, para muitos funcionários o trabalho pode acabar sendo um impeditivo para realizar alguma atividade física. Por isso que muitas empresas também disponibilizam pacotes em academias e clubes parceiros com descontos na mensalidade.  Tudo para facilitar a prática dessas atividades. Dessa maneira, os funcionários também se sentem mais felizes no trabalho.

Presentes em datas comemorativas

Aniversário, Dia do Trabalhador, Páscoa, Natal entre outras datas. É agradável e simpático por parte da empresa presentear os colaboradores nesses dias especiais. Nem precisa ser algo caro, mas só de sentir a sensação de importância faz bem para todos os lados. 

Flexibilidade

Dentro da flexibilidade podemos abordar diferentes assuntos. Um ponto é de horários mais flexíveis, de acordo às rotinas de cada um. Outro é a questão de folgas em alguns momentos especiais como, por exemplo, dias um pouco mais curtos de trabalho em dia de aniversários ou happy hour da equipe. 

Apoio à saúde emocional 

É um benefício que ganha cada vez mais relevância, na medida em que os dados comprovam o crescimento de casos como burnout e ansiedade nos ambientes organizacionais. Portanto, as empresas precisam apoiar os funcionários nessa questão. Pode ser por ações que ajudem nas relações interpessoais  e na jornada de enxergar algum propósito. 

Como escolher os benefícios corporativos?

Como já citamos anteriormente neste artigo, não é qualquer benefício que vai dar o impacto positivo desejado. É preciso entender as necessidades dos funcionários, de acordo ao perfil da empresa, e enxergar as novas tendências do mercado.

Antes de escolher os benefícios para ofertar aos colaboradores  é bom analisar alguns  seguintes.

Como já citamos anteriormente neste artigo, não é qualquer benefício que vai dar o impacto positivo desejado. É preciso entender as necessidades dos funcionários, de acordo ao perfil da empresa, e enxergar as novas tendências do mercado. 

Antes de escolher os benefícios para ofertar aos colaboradores é bom analisar alguns pontos.  O primeiro é escutar os funcionários. Saber, de fato, o que eles estão precisando, as necessidades mais urgentes. 

Um segundo ponto é oferecer aqueles benefícios que condizem com os valores, características e estratégias da empresa.

Além disso, é importante não extrapolar os orçamentos. Os benefícios precisam ser investimentos e não motivo de preocupação financeira. Fique atento aos gastos. 

Gostou desse conteúdo? Agora é só fazer a análise e escolher quais os benefícios trazer aos colaboradores, motivando mais sua equipe e aumentando as vendas