A inadimplência é um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas brasileiras, independentemente do setor de atuação. Partindo desse princípio, negativar devedores é uma das ações estratégicas para que diferentes tipos de negócio consigam manter a saúde financeira em dia e retomar o crescimento. 

Além disso, negativar pessoas que estão devendo pode ser a solução para diminuir a taxa de inadimplência e evitar grandes prejuízos financeiros. Mas, afinal, como funciona o processo de negativação de devedores, quando deve ser utilizado e quais as principais vantagens? 

Neste artigo, iremos abordar todas as características dessa estratégia que pode ajudar sua empresa a voltar ao caminho do desenvolvimento. Portanto, se você é empresário ou gestor de desenvolvimento, continue a leitura para entender tudo sobre esse assunto. 

O que é a negativação de devedores?

A negativação de devedores ocorre quando a empresa credora fornece os dados de seu cliente inadimplente para empresas de proteção ao crédito, como a Boa Vista. Dessa forma, essas pessoas que estão nessa lista não conseguem mais obter crédito no mercado. 

Essa estratégia é uma maneira de proteger o mercado e incentivar o pagamento das dívidas, pois impede que os clientes inadimplentes continuem se endividando. Além disso, serve para proteger as empresas de conceder crédito a clientes que não têm condições de pagar. 

Mas a negativação também pode ser utilizada como uma ferramenta de cobrança. Isso porque muitos clientes inadimplentes procuram quitar suas dívidas para evitar que seu nome entre na lista de devedores. 

Qual a diferença entre protestar e negativar?

Essa é uma pergunta bastante comum, pois são duas estratégias de recuperação de dívidas utilizadas por várias companhias. No entanto, apesar de terem objetivos semelhantes, apresentam diferenças determinantes. 

No caso do protesto de títulos, é uma ação legal que consiste na apresentação de um título de dívida, como um cheque ou uma nota promissória, em um cartório. Por sua vez, o cartório notifica o devedor sobre a existência da dívida e, caso ela não seja paga, o título é protestado, o que gera uma restrição ao crédito do inadimplente. 

Vale ressaltar que o protesto pode ser utilizado como uma medida de cobrança ou como uma forma de garantia de pagamento, visto que pode ser cancelado mediante o pagamento da dívida. 

Por outro lado, a negativação, como citamos anteriormente, é quando as empresas credoras colocam o nome do cliente devedor em uma lista de inadimplentes. 

De maneira resumida, a principal diferença entre protestar e negativar é: o protesto trata-se de uma ação legal que se baseia na apresentação de um título de dívida, enquanto a negativação é uma estratégia comercial que consiste em incluir o nome do cliente que está devendo em uma lista de inadimplentes.

Como acontece o processo de negativação?

A negativação de devedores funciona de maneira objetiva e simples. Acompanhe, abaixo, as etapas desse processo. 

  • Empresas credoras identificam seus clientes com dívidas em aberto e enviam os dados dessas pessoas para a Boa Vista
  • A Boa Vista faz a inclusão dessas informações em seu banco de dados para que outras companhias possam fazer consultas de crédito
  • Dessa forma, ao identificar que um cliente está com pendências financeiras, essas empresas não fornecem crédito
  • O consumidor, então, tem o direito de saber que está sendo negativado e pode contestar a dívida
  • Caso não haja contestação e o débito não seja pago em até 10 dias, esse cliente é colocado na lista de inadimplentes

Quando o cliente pode ser negativado? 

Embora a negativação seja uma estratégia para as empresas manterem uma boa saúde financeira, ela deve ser utilizada com cautela e apenas em determinadas situações. O cliente pode ser negativado apenas quando não realiza o pagamento de uma dívida após o vencimento do prazo acordado. 

Mas antes de aplicar a negativação, é importante ressaltar que a empresa credora precisa fazer cobranças amigáveis, enviar lembretes de pagamento, oferecer descontos e renegociar a dívida.

Quanto tempo dura a negativação?

Uma das grandes dúvidas sobre a negativação é por quanto tempo ela pode durar. Conforme a legislação brasileira, o nome do cliente pode ficar negativado por um prazo máximo de 5 anos. Após esse período, o nome do cliente deve ser retirado da lista de inadimplentes. Mas é importante ressaltar que o prazo de 5 anos pode ser reduzido caso a dívida seja quitada ou renegociada antes do prazo. 

É importante destacar que a negativação, além de impedir a impossibilidade de obter crédito no mercado, restringe o acesso a alguns serviços, como telefonia, internet e TV por assinatura, por exemplo. 

Como a Boa Vista pode ajudar o seu negócio

A Boa Vista oferece diversas soluções para ajudar empresas a manter as finanças saudáveis e evitar prejuízos financeiros, com destaque para a recuperação de clientes, que inclui a negativação de devedores. 

Os principais benefícios de contar com a nossa solução para notificar e cobrar seus clientes com dívidas em atraso, são: maior possibilidade de recebimento, negativação e cobrança realizados de forma 100% on-line, agilidade ao processo. 

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