Quer fazer com que o seu cliente inadimplente pague a dívida com a sua empresa? Temos duas práticas que você precisa conhecer: a ação de notificação extrajudicial e a de negativação. Elas têm o objetivo de recuperar crédito para o seu negócio. 

As duas práticas, negativação e notificação extrajudicial, podem ser feitas por entidades de proteção e restrição de crédito, como a Boa Vista. Para a eficácia desses instrumentos, é importante que a sua empresa mantenha os dados dos clientes sempre atualizados. 

Neste artigo, vamos explicar sobre notificação extrajudicial e negativação, e mostrar como a sua empresa pode fazer. Confira quais serão os assuntos:

  • O que é uma notificação extrajudicial? 

  • Quais os documentos necessários para fazer uma notificação extrajudicial? 

  • Como a notificação extrajudicial é entregue? 

  • Como a negativação funciona? 

  • Existe um prazo para negativar um cliente? 

  • Quais os documentos necessários para negativar um cliente? 

  • Como usar as soluções da Boa Vista para recuperar crédito para a sua empresa? 

O que é uma notificação extrajudicial? 

Esta ação é importante para informar seus clientes sobre dívidas e estimular a negociação antes da inclusão no Cadastro de Devedores. Ou seja, a notificação extrajudicial é um passo anterior à negativação. 

A notificação extrajudicial é um documento no qual sua empresa pode exigir o pagamento de uma dívida em atraso. Este processo pode ser usado como prova sobre o aviso ao cliente em um futuro processo judicial. 

Quais os documentos necessários para fazer uma notificação extrajudicial? 

A Boa Vista dispõe de uma solução para que nossos clientes possam notificar seus devedores sobre pagamentos em atraso. Para isso, é importante manter os dados dos consumidores da sua empresa sempre atualizados. Através dessas informações, será possível entrar em contato com o inadimplente e propor alternativas para quitação da dívida. 

Para enviar uma notificação extrajudicial usando a plataforma da Boa Vista, você precisará de informações como: 

  • Dados completos do devedor (nome, número da identidade, número do CPF ou do CNPJ e o endereço); 
  • Nome da empresa credora (nome, CNPJ e o endereço); 

  • Contato com a instituição credora (telefone da sua empresa); 
  • Valor da dívida. 

Como a notificação extrajudicial é entregue? 

Com o avanço da tecnologia, novos meios de envio da notificação extrajudicial estão assegurados pelas leis. A maior parte dessas comunicações estão sendo enviadas eletronicamente, através de WhatsApp ou e-mail. 

Como a negativação funciona? 

Após a comunicação da dívida e o não pagamento do valor devido, sua empresa tem outra opção para reaver o crédito: a negativação. Com os dados de identificação do seu cliente atualizados, é possível incluir o nome do consumidor no banco de dados da Boa Vista.  

Muitas empresas adotam a negativação como um passo posterior à notificação extrajudicial, na qual os cobradores já ligaram ou mandaram mensagens e e-mail sobre a dívida e tentaram uma negociação amigável, oferecendo condições de pagamento diferenciadas. 

Com a inclusão das informações do cliente no banco de dados da Boa Vista, o nome do consumidor ficará inadimplente até o pagamento da dívida ou durante o período de 5 anos. Além da negativação, é possível recuperar crédito através de outras medidas, como o protesto e o processo judicial. 

Existe um prazo para negativar um cliente? 

O Código de Defesa do Consumidor não estipula um período mínimo de inadimplência do consumidor para que as empresas incluam nos órgãos de restrição ao crédito os dados do devedor. Logo, no dia posterior ao vencimento da dívida, sua empresa já pode negativar um cliente. 

Na prática, as empresas adotam outras medidas para recuperar o crédito antes da negativação, como a ação de notificação extrajudicial. Lembramos que, para a eficácia de qualquer estratégia de cobrança de dívidas em atraso, é importante que sua empresa tenha um setor especializado com planos de ação estruturados e as informações dos clientes atualizadas.  

Quais os documentos necessários para negativar um cliente? 

Com a solução da Boa Vista para negativação de clientes, o processo para colocar o nome dos consumidores e empresas devedoras no sistema de restrição de crédito é feito online. 

Para negativar uma pessoa física usando a plataforma da Boa Vista, você precisará de informações como: 

  • Registro de devedor principal ou avalista; 

  • Nome completo do devedor principal ou avalista; 

  • Data de nascimento e nº do CPF; 

  • Endereço do devedor ou avalista; 

  • Valor, data de vencimento e nº documento que originou o débito; 

  • Nome e código do usuário que promoveu o registro; 

  • Identificação da cidade e da unidade da federação por onde o usuário está efetuando a abertura do registro. 

Para negativar uma pessoa jurídica usando a plataforma da Boa Vista, você precisará de informações como: 

  • CNPJ do devedor; 

  • Razão social da empresa devedora; 

  • Endereço completo; 

  • Data do vencimento; 

  • Valor e número do documento que originou o débito; 

  • Nome e código do usuário que promoveu o registro; 

  • Identificação da cidade e da unidade da federação por onde o usuário está efetuando a abertura do registro. 

Através da plataforma da Boa Vista, o cliente inadimplente é avisado eletronicamente da inclusão do seu nome nos registros de proteção e restrição ao crédito. O aviso de negativação digital aumenta as chances de recuperação de crédito pela sua empresa em média 30%, se comparado ao envio de cartas. Além disso, a comunicação de negativação por e-mail garante mais agilidade e maior eficiência, reduzindo o prazo de entrega de comunicado de 8 dias úteis por carta, para até 1 dia útil. 

Como usar as soluções da Boa Vista para recuperar crédito para a sua empresa? 

Ações de recuperação de crédito ajudam a manter a saúde financeira do seu negócio. A Boa Vista SCPC tem pacotes de negativação e de notificação extrajudicial que vão te ajudar a vender e receber com mais segurança. 

A notificação extrajudicial é uma força extra para a cobrança de inadimplentes e estimula a negociação antes de incluir o nome do consumidor no SCPC. Com nosso serviço, é possível incluir várias contas em atraso por carta de cobrança e há a facilidade de regularização do débito devido a possibilidade de inclusão do boleto bancário. 

A ação de negativação de clientes da Boa Vista é totalmente online e aumenta a possibilidade de recebimento dos débitos em atraso, já que o devedor busca alternativas para pagar a dívida e limpar os débitos pendentes que constam em seu CPF ou CNPJ. Com o nosso sistema, após 15 dias do aviso da negativação, a dívida ficará exposta para que outros empresários não ofereçam crédito para quem não tem condições ou intenção de pagar. 

Recupere agora a saúde financeira do seu negócio! Fale com um de nossos consultores e saiba como a Boa Vista pode ajudar sua empresa. 

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