Compreender o que é fluxo de caixa é algo importante para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado, dado que uma boa gestão financeira está intimamente ligada ao planejamento e compreensão do fluxo de caixa empresarial.

Se você deseja saber mais detalhes sobre esse assunto e descobrir o que é fluxo de caixa e qual o seu papel no crescimento da sua empresa, continue lendo esse artigo e aprenda mais com a Boa Vista!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa, também conhecido como cash flow, nada mais é do que a movimentação financeira que ocorre dentro da sua empresa, englobando as entradas e saídas de dinheiro, ou seja, os custos operacionais, os investimentos e os lucros.

Tipos de fluxo de caixa

Entender o que é fluxo de caixa é apenas o primeiro passo para o fortalecimento da saúde financeira do seu negócio visto que esse conceito é muito amplo, faz-se necessário conhecer também os principais tipos de fluxo de caixa existentes.

São eles:

Fluxo de caixa operacional

É considerado o método mais simples de controle de fluxo de caixa, visto que fornece uma visão mais ampla das entradas e saídas de dinheiro em um determinado período, desconsiderando investimentos e atividades de financiamento.

Fluxo de caixa direto

 O fluxo de caixa direto registra todas as entradas e saídas de dinheiro de maneira bruta, sem considerar descontos e deduções, oferecendo uma visão imediata da situação financeira.

Fluxo de caixa indireto

Ao contrário do anterior, esse tipo de fluxo de caixa considera descontos e variações seguindo critérios fiscais, seu controle é realizado a partir do lucro líquido da empresa fornecendo uma perspectiva mais  completa.

Fluxo de caixa de investimento

Utilizado para apontar como os investimentos realizados pela empresa afetaram suas operações financeiras positivamente ou negativamente.

Este tipo de fluxo de caixa inclui transações de longo prazo, como aquisição ou venda de ativos fixos, investimentos em novas tecnologias, expansão de instalações e outras operações relacionadas a decisões estratégicas de investimento.

Fluxo de caixa livre

Também conhecido como fluxo de caixa final, trata-se do dinheiro disponível para a empresa após o pagamento de todas as despesas e investimentos.

Esse tipo de modelo de fluxo de caixa é útil para avaliar a capacidade de geração de capital a  curto, médio e longo prazo, devido à possibilidade de identificar tendências ao longo do tempo.

Fluxo de caixa projetado

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma projeção, ou seja, uma estimativa futura das entradas e saídas de recursos da empresa, sendo uma ferramenta valiosa para o planejamento estratégico e tomada de decisões antecipadas.

Como fazer um fluxo de caixa estratégico em 5 passos

Agora que você já sabe o que é fluxo de caixa e quais são os seus principais tipos, chegou a hora de entender como realizar o controle do fluxo de caixa da sua empresa.

Dado a importância desse controle para a sua empresa, a princípio pode parecer uma tarefa difícil realizá-lo, pensando nisso, reunimos 5 passos para fazer um fluxo de caixa eficiente:

  1. Registre e organize todas as operações de entrada e saída de maneira precisa, por mais pequenas que sejam;
  2. Mantenha as informações atualizadas e, se possível, controle-as diariamente;
  3. Escolha o modelo de fluxo que caixa adequado levando em conta as necessidades da sua empresa;
  4. Tenha um bom planejamento financeiro, realizando o controle e análise dos resultados para tomada de decisões futuras;
  5. Seja realista na projeção de lucros futuros, analisando diferentes cenários para se preparar para cada um deles.

Quais os benefícios de um fluxo de caixa eficiente para as empresas?

Como dito no início deste artigo, entender o que é fluxo de caixa e saber administrá-lo é de suma importância para realizar uma gestão estratégica e contribuir para o crescimento de uma empresa.

Possuir um fluxo de caixa eficiente garante maior precisão no controle financeiro, pois, com todas as entradas e saídas sendo devidamente registradas, é possível ter uma visão mais clara da situação econômica da empresa.

Tudo isso facilitaa tomada de decisões informadas, seja para investimento em novos projetos ou realização de ajustes e cortes em gastos considerados desnecessários, garantindo uma melhor preparação para enfrentar oportunidades e desafios futuros e a gestão estratégica dos recursos da empresa.

Esse conteúdo foi útil para você? Então confira mais dicas sobre economia e gestão financeira com o Blog Boa Vista e faça seu negócio crescer!