Essencial para o funcionamento e manutenção de uma empresa, o capital de giro é um recurso que desempenha um papel crucial na gestão eficaz do negócio, relacionando-se diretamente à sua saúde financeira.

Dessa forma, é imprescindível compreender o que é capital de giro e como ele pode influenciar a sustentabilidade e o crescimento do seu negócio, portanto, continue a leitura e descubra mais sobre o tema com a Boa Vista!

O que é capital de giro?

Se você deseja saber o que é capital de giro,é importante entender que esse conceito é abrangente e envolve todos os recursos necessários para operação diária de uma empresa, em outras palavras, o capital de giro é a quantia necessária para que a empresa pague as suas despesas operacionais como salários, tributos, compra de estoque, aluguel, entre outros.

Outro ponto a ser considerado é a existência de mais de um tipo de capital de giro, cada qual com características e finalidades diferentes, são eles:

Capital de giro permanente

Também conhecido como capital de giro fixo, corresponde ao capital mínimo necessário para cobrir despesas e custos fixos da empresa no geral.

Capital de giro temporário

O capital de giro temporário, variável ou ainda capital de giro sazonal, refere-se a uma quantidade de recursos adicionais necessários para períodos de aumento da atividade comercial, como uma temporada de vendas alta.

Capital de giro bruto

Para entender o que é capital de giro bruto, basta levar em consideração que ele equivale ao total de ativos circulantes de uma empresa, que podem ser convertidos em dinheiro dentro de um ano.

Capital de giro líquido

O capital de giro líquido, por sua vez, corresponde à diferença entre os ativos circulantes, como dinheiro, estoque e contas a receber, e os passivos circulantes, que são as contas a pagar e dívidas de curto prazo.

Capital de giro operacional

Este é o capital necessário para financiar as operações diárias de uma empresa, incluindo a compra de matérias-primas, pagamento de salários e outras despesas estritamente ligadas a questões operacionais.

Como o capital de giro é calculado?

Agora que você já sabe o que é capital de giro, chegou a hora de calcular o da sua empresa! Esta é uma tarefa fácil, desde que você tenha em mãos um balancete com dados atualizados e que esteja familiarizado com conceitos como ativos e passivos circulantes.

Como já mencionado anteriormente, os ativos circulantes referem-se a todos os ativos de uma empresa que se espera converter em dinheiro dentro de um ano ou ciclo operacional, como dinheiro em caixa, contas a receber, estoque e outros ativos líquidos de curto prazo.

Por outro lado, os passivos circulantes são todas as obrigações financeiras que a empresa deve pagar dentro desse mesmo período, como impostos, contas, salários, etc.

Depois de ter organizado todos os dados necessários, para descobrir o capital de giro da sua empresa basta seguir a seguinte fórmula: Capital de Giro = Ativos Circulantes - Passivos Circulantes.

Um valor positivo como resultado do cálculo indica que a empresa tem uma margem de segurança financeira para lidar com despesas imprevistas ou oportunidades de investimento, enquanto um valor negativo indica problemas de liquidez, que podem culminar em dificuldades financeiras mais sérias futuramente.

Como o capital de giro pode afetar a saúde financeira da sua empresa?

O capital de giro, funciona como um indicador da liquidez de curto prazo de uma empresa, ou seja, indica se ela tem ativos suficientes ou não para cobrir suas obrigações de curto prazo, além de afetar

diretamente a capacidade da empresa de gerenciar suas operações diárias de forma eficiente.

Seus impactos podem ser observados em diversos aspectos do negócio, como :

  1. Fluxo de Caixa: Um capital de giro adequado garante que a empresa tenha dinheiro suficiente para cobrir suas despesas operacionais e cumprir suas obrigações financeiras, contribuindo para um fluxo de caixa saudável.
  2. Liquidez: A liquidez de uma empresa é sua capacidade de pagar suas dívidas à medida que vencem, se o capital de giro dela for insuficiente muito provavelmente surgirão dificuldades para a realização do pagamento delas, prejudicando a reputação da empresa no mercado e afetando negativamente suas relações comerciais.
  3. Solvência: Embora a solvência esteja relacionada à capacidade de pagamento das dívidas de longo prazo, o capital de giro ainda tem um impacto significativo sobre ela. Dado que possuir um capital de giro adequado significa que a empresa está em uma posição financeira mais equilibrada e tem maior flexibilidade para gerenciar suas obrigações de longo prazo.
  4. Oportunidades de crescimento: Estar no controle das finanças e ter um capital de giro saudável abre portas para diversas oportunidades de crescimento, pois, possuir recursos financeiros disponíveis facilita o investimento em novos projetos, contratações e até mesmo na expansão de operações.

Agora que você já sabe o que é capital de giro e como ele pode afetar a saúde financeira da sua empresa, que tal descobrir mais dicas para o seu negócio? Confira o Blog Boa Vista e mantenha-se atualizado!