Uma das grandes preocupações que tomam conta da rotina dos empresários é a segurança do negócio. Com o avanço das novas tecnologias, reforçar esse cuidado se tornou fundamental, ainda mais quando falamos em vendas online.

De acordo com a última pesquisa de Fraude e Controle de Pagamentos 2020 da AFP (Association For Financial Professionals) apontou que aproximadamente 81% das empresas sofreram com fraudes online em 2019. Já o levantamento feito pela Visa, colocou o Brasil em segundo lugar no ranking de fraudes virtuais, na América Latina, ficando atrás apenas do México.

Portanto, providenciar um sistema antifraude para o seu e-commerce é imprescindível para te ajudar a proteger seu negócio de operações aparentemente suspeitas, e proporcionar melhor experiência de compra para os clientes. 

Mas para você ficar por dentro do assunto e entender mais sobre sistema antifraude para e-commerce, preparamos esse material especial para te ajudar. Confira.

O que é o sistema antifraude voltado para e-commerce?

Um primeiro ponto, é entender de fato o que significa um sistema antifraude para e-commerce.  De modo breve, podemos dizer que é um sistema encarregado de cuidar da proteção de sua loja contra golpes de fraude. Isso acontece por meio de tecnologias avançadas, envolvendo inteligência artificial, que analisa dados das compras, padrões e identifica possíveis tentativas de fraude. 

 

Como funciona o sistema antifraude?

A lógica do sistema funciona da seguinte maneira: quando alguém faz alguma compra digital, as informações do cartão desse cliente são automaticamente enviadas para a bandeira e operadora do cartão que fazem a verificação dos dados, validam essas informações e a compra é autorizada.

No entanto, com o sistema antifraude no e-commerce, ainda há mais uma etapa de análise. Depois da aprovação por parte da instituição operadora do cartão, o antifraude realiza uma verificação minuciosa no padrão da compra, para  descartar a hipótese de ação fraudulenta. Caso o sistema confirme que a transação é suspeita, ela é automaticamente bloqueada.

 

Mais benefícios de um sistema antifraude para e-commerce

Conforme citamos anteriormente, um bom sistema antifraude em seu e-commerce faz com que sua empresa seja menos atingida pelos golpes fraudulentos, protegendo também protege seus clientes de eventuais danos. Veja a lista que separamos com algumas das principais vantagens proporcionadas por essa ferramenta.

Diminuição de danos financeiros para o seu negócio

Esse, talvez, seja o principal benefício dos sistemas antifraude. Há muitas formas de prejuízos financeiros acontecerem, mas vamos exemplificar com um caso muito comum de golpe. Faz de conta que uma pessoa teve os dados bancários roubados e percebe, depois de alguns dias, uma cobrança indevida em nome de sua loja.

Nesse caso, você perde duas vezes: o produto e o valor que precisa ser devolvido ao dono do cartão. Utilizando um antifraude essas despesas reduzem, contribuindo para a saúde e organização financeira de sua empresa. 

Mais segurança para os clientes

Por conta do bloqueio automático de transações suspeitas, o sistema acaba protegendo o seu e-commerce e os consumidores. Isso porque, em muitas fraudes, dados de outras pessoas são utilizados para realizar as compras. Fato que contribui para uma melhor experiência do cliente em sua loja virtual. 

Mais eficiência para o seu negócio

Sim, um sistema antifraude garante mais dinamismo e praticidade para a engrenagem de trabalho do e-commerce. Afinal de contas, tendo um antifraude, você não vai mais precisar analisar cada transação que é feita, na tentativa de encontrar algo suspeito. Além disso, não vai mais ter que lidar com tanta burocracia e situações envolvendo problemas de fraudes. 

Quais os principais antifraudes para e-commerce?

Para realizar a devida proteção de seu e-commerce contra os golpes, há muita complexidade envolvida em mecanismos utilizados pelos antifraudes. Aqui, separamos alguns dos principais sistemas para vocês. 

Sistema Código de Segurança

Talvez, esse seja o sistema de antifraude mais conhecido e simples. Trata-se dos três números que ficam atrás do cartão. Eles confirmam a autenticidade do cartão e dificultam as ações dos criminosos.

Sistema de geolocalização 

Nesse sistema que funciona por meio de geolocalização, o antifraude consegue fazer o rastreamento de origem da compra, por meio do histórico de localização do usuário. 

Sistema Big Data

Esse sistema se resume em uma grande base de dados com um volume gigante de informações sobre a forma de compra dos clientes. Isso permite, através do cruzamento desses dados, identificar transações fora dos padrões que levantam a suspeita de ações fraudulentas, antes que aconteçam. Caso a suspeita seja confirmada, é possível fazer o bloqueio dessa compra.

Fato é que com o grande número de  golpes no comércio eletrônico, com um sistema antifraude para seu e-commerce, você trabalha com mais tranquilidade e também coloca em segurança seus clientes.

No entanto, apesar da ferramenta ser indispensável para a drástica redução do número de fraudes, vale ressaltar que ela não é capaz de barrar cem por cento das tentativas. Algumas ainda  podem passar. Portanto, fique atento mesmo tendo um antifraude eficaz para e-commerce. E você, já utiliza algum sistema antifraude para a sua loja virtual?