Você sabia que o capital de giro, também conhecido como ativo circulante, é um recurso essencial para manter uma boa gestão financeira?

Segundo o Sebrae Nacional, 21,63% das microempresas quebram e precisam fechar as portas após 5 anos da inauguração. Entre os motivos, encontramos a falta de gestão financeira, que pode causar contas maior do que a receita do negócio, falta de capital. E até gerar necessidade de contratar empréstimos bancários.

Quer saber como calcular da maneira certa o capital de giro para o seu negócio?

Então continue a leitura! Preparamos esse conteúdo com informações para ajudar a evitar que sua empresa entre para essa estatística que mostramos, confira!

O que é capital de giro?

O conceito de capital de giro está relacionado às movimentações financeiras, ou seja, tudo que precisa ser liquidado e recebido. E o equilíbrio dessas entradas e saídas de dinheiro garante o funcionamento e sucesso da empresa!

Portanto, o capital de giro é o dinheiro que sua empresa precisa ter para manter todas as atividades funcionando e para pagamentos de contas em dia. Avalie a seguinte situação:

É compreensível que em um determinado mês sua empresa tenha mais despesas do que receitas. Isso pode acontecer, caso um dos seus clientes parcele uma compra no mesmo período em que um fornecedor cobre à vista os custos da matéria-prima.

É bastante comum essas situações, por isso, é essencial controlar as finanças do seu negócio para manter um capital de giro suficiente para dar conta dos “imprevistos”. Dessa forma, as despesas da empresa ficam garantidas no intervalo entre os recebimentos e o que precisa ser pago.

Isso quer dizer que com uma boa gestão é possível manter a estabilidade financeira entre ativos e passivos. E aí, vamos fazer juntos o cálculo desse valor?

Como calcular o capital de giro?

Para calcular o capital de giro da sua empresa, precisamos identificar as variáveis e as contas que estão relacionadas à operação do negócio. Sendo assim, estime o ativo circulante, ou seja, todo o montante dos valores relacionados às contas a receber, estoque e adiantamentos.

Depois precisamos considerar o passivo circulante: contas a pagar, dívidas com fornecedores, gastos com o pessoal na folha de pagamento, o valor do aluguel, estimativa de impostos e demais despesas.

E como todos esses itens podem variar mês a mês, e estão diretamente ligados ao fluxo de caixa, recomendamos, fazer o cálculo do capital de giro com frequência. Assim, é possível monitorar a saúde financeira e prever investimentos necessários.

Fórmula de cálculo do capital de giro:

Com o cálculo do capital de giro feito, insira as informações nessa fórmula:

CGL (capital de giro líquido) = AC (ativos circulantes/investimentos) – PC (passivos circulantes/fonte de recursos)

Assim, você saber qual é o seu capital de giro: subtraindo os passivos dos ativos. As contas que devem compor os ativos e passivos no Balanço Patrimonial é subdividido em 3 grandes classes: ativo, passivo e patrimônio líquido.

1.   Patrimônios ativos:

São bens e quaisquer quantias a receber. E todo patrimônio que pode ser revertido em dinheiro, como: bens móveis e imóveis, tangíveis e intangíveis, e direitos a receber como salário, dividendos, entre outros.

2.   Patrimônios passivos:

São obrigações como dívidas e quitações de curto prazo, que devem ser pagas em menos de 12 meses e/ou de longo prazo, que devem ser pagas por mais de 12 meses. Portanto, elas precisam ser organizadas com base na sua data de vencimento.

  • Passivos circulantes: são contas que tem que pagar a curto prazo como, aluguel de escritório, impostos, salários e benefícios da folha de pagamento dos funcionários, lucro de sócios e acionistas, pagamento de fornecedores.
  • Passivos não circulantes: são contas que devem ser quitadas em um prazo superior de 12 meses, longo prazo: financiamento e empréstimos, compra de equipamentos de grande porte, pagamento de processos judiciais, fornecedores com prazo longo para pagamento.

3.   Patrimônio líquido:

É tudo que você tem por bens e direitos, e todas as suas obrigações.

O patrimônio líquido é um indicador importante para o planejamento do seu negócio. E examinar os seus grupos de ativos e passivos vai te ajudar a identificar quais foram os erros e os acertos.

Se o balanço patrimonial tem muitas dívidas com parcelamentos, empréstimos e financiamentos, acontece o que chamamos de patrimônio líquido negativo. É hora de investigar as estratégias mais adequadas para o seu negócio!

Não tenho dinheiro para pagar as despesas da empresa. E agora?

Algumas instituições financeiras têm linhas de crédito especiais para essa situação. Para empréstimo de capital de giro, os bancos liberam dinheiro sem a necessidade de garantia para que a empresa pague as despesas e consiga se restabelecer.

Geralmente, os prazos para começar a quitar as parcelas são estendidos para possibilitar um “fôlego”, e porque não um “equilíbrio financeiro” do negócio.

E aí, gostou desse conteúdo? Conte aqui nos comentários!

Ah, e acompanhe outras dicas em nossas mídias sociais. Acesse o Instagram e o LinkedIn da Boa Vista e fique por dentro das novidades!

Conheça a diferença entre empréstimo garantia e sem garantia!