Já ouviu falar em Síndrome de Burnout? Ainda pouco conhecida, mas já causadora de muitos prejuízos, essa disfunção psíquica pode afetar diretamente em seus negócios. Saiba o que é a Burnout e a importância de se investir na saúde colaborativa da sua empresa.

O que é a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é considerada um distúrbio psíquico de uma pessoas, originado por acúmulos extremos com exaustão relacionados ao trabalho executado, além de alta pressão dos superiores, competitividade não saudável e receio quanto aos riscos de desemprego. 

Ou seja, é uma síndrome que afeta colaboradores que realizam tarefas trabalhistas em quantidades maiores do que o saudável, através de altas demandas, cargas extras sequenciadas e cobranças exacerbadas.

Chamada também de “síndrome do esgotamento profissional”, tem apresentado impactos negativos tanto para a saúde mental de um indivíduo quanto para o local em que este trabalha.

Quais são os impactos da Síndrome de Burnout?

Quando a Síndrome de Burnout aparece em um ambiente de trabalho, todos os envolvidos acabam sentindo os impactos negativos.

O desempenho individual, e consequentemente coletivo, é um dos primeiros sinais. Depois do pico de alta dedicação durante um longo período de tempo, começa-se a perder qualidade através de maiores erros e demora ou ausência do cumprimento total das funções.

As frustrações, o cansaço mental e o esgotamento de recursos emocionais são os sinais seguintes que surgem em indivíduos com Burnout.

Se a empresa não investe na Saúde Colaborativa, sentirá os impactos através da baixa produtividade, da desorganização coletiva, dos problemas relacionais entre equipes, de possíveis gastos desnecessários, de ações judiciais e até, por meio de reclamações de clientes.

O que fazer para prevenir a Burnout?

Para as empresas evitarem que seus colaboradores sofram com a Síndrome de Burnout, é preciso investir na Saúde Colaborativa.

Ações como o cumprimento de normas dos horários de descanso e de manutenção da segurança do trabalho são bases para um ambiente favorável à qualidade de vida dos colaboradores.

É importante também não exigir metas abusivas e trabalhar com incentivos, reconhecimento e boa comunicação entre equipes e funcionários para um bom clima organizacional.

E se já for identificado a Burnout, é importante procurar estratégias que ofereçam benefícios que visem o bem-estar e acompanhamento psicológico.

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