Você já parou para pensar na relação direta que existe entre colaboradores motivados e produtividade empresarial? Descubra agora a importância de cuidar da saúde colaborativa da sua empresa. 

Por que investir em colaboradores motivados?

Exigir que seus funcionários concluam grandes tarefas em curtos prazos de execução é ter como resultado final ao longo do tempo, colaboradores sobrecarregados, cansados e desinteressados pelo trabalho, além de queda na produtividade e na qualidade de sua produção.

Ou seja, focar apenas na produtividade diária, esquecendo da saúde colaborativa da sua empresa resulta no final de cada mês em maiores gastos, perdas de tempo e riscos de sérios prejuízos.

Para solucionar esta situação e ainda manter alta produtividade, a solução de empresas inteligentes é investir em estratégias motivacionais para seus empregados.

Qual é a relação entre motivação de funcionários e produtividade empresarial?

Entender a relação entre a existência de colaboradores motivados e o aumento da produtividade de sua empresa pode ser mais simples do que parece.

Pense no seu dia a dia. Quando você faz algo e alguém elogia, ou você é recompensado de modo que se sinta feliz, automaticamente, você se sente motivado para repetir a ação e, assim, receber novas recompensas gratificantes. Concorda?

Esta lógica segue para os seus funcionários. Eles, enquanto seres humanos, quando se sentem realizados profissionalmente, se envolvem diretamente com maior eficiência em suas funções.

As informações acima estão constantemente sendo comprovadas a partir de pesquisas realizadas em empresas.

Exemplo disso foi a pesquisa da consultoria de recursos humanos dos EUA, Right Management, que, ao entrevistar cerca de 30 mil pessoas, constatou aumentos de produtividade em até 50% a mais de colaboradores motivados.

Ter uma qualidade de vida empresarial, que preze pelo bem estar de todos os envolvidos, exige mais do que metas bem definidas e bom controle dos serviços prestados. E para isso, se faz necessário pensar no lado humano que compõe os bons resultados nos negócios.

Uma escuta ativa e um diálogo transparente e claro são pilares para motivar alguém a cumprir tarefas. Funcionários que entendem bem quais são suas funções, que são ouvidos e que conseguem ter boa comunicação no local de trabalho, se tornam pessoas mais criativas, que sugerem ações inspiradoras e inovadoras.

Outro caminho é o das atitudes de reconhecimento que mostram de algum modo, seja através de benefícios materiais e estruturais, seja por elogios e avanços de cargos, uma valorização do profissional.

Ao desenvolverem maior interesse pelo que fazem, pelo local que trabalham e pelos recursos que recebem, funcionários conseguem cumprir com menos dificuldades seus horários e compromissos, além de se preocuparem mais com a vida da empresa e as oportunidades boas que esta pode alcançar.

E não esqueça que horários de descanso e de lazer nunca são perda de tempo e dinheiro. Ao contrário! São momentos importantíssimos para qualquer trabalhador recuperar as energias, socializar com outras pessoas e descobrir novas fontes de interesse em fazer parte da sua equipe empresarial.

Após se tornarem colaboradores motivados, a vontade de entregar um bom trabalho que atenda tanto a quantidade, quanto a qualidade esperadas ou até, o interesse em superar as expectativas conhecidas, estará presente em seu cotidiano.

E agora que você já sabe disso tudo, está esperando o que para adotar novas práticas de motivação junto às suas equipes?

Se ainda ficou com alguma dúvida e quiser dicas de como melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários, confira nosso outro artigo sobre o assunto.

Na Boa Vista, você aprende soluções inteligentes para alcançar maiores sucessos com a sua empresa e ainda pode trabalhar com quem sabe como aumentar suas vendas.