A pendência financeira é uma das situações mais temidas pelas empresas. Ela acontece quando prazos de pagamento não são cumpridos por companhias ou pessoas físicas, por variados motivos, podendo gerar grandes prejuízos nas negociações, além de muitos transtornos. Ou seja, são dívidas que estão em aberto. 

Em muitas situações, essas dívidas podem causar danos à saúde financeira dos devedores e também das organizações, que vão amontoando pendências com as taxas de juros que aumentam ainda mais o valor das dívidas. Além disso, podem sofrer com restrições de crédito, ações judiciais e problemas com o fluxo de caixa. 

Se interessou pelo assunto e quer saber como a pendência financeira pode causar grandes impactos na sua empresa? Então, continue a leitura deste artigo e saiba como evitar essas situações e fechar contratos com clientes que não tenham pendências financeiras. 

Pendência financeira e restrição financeira: o que são? 

É comum escutarmos, quando o assunto é finanças pessoais, sobre pendência financeira e restrição financeira. Apesar de parecerem semelhantes, as duas situações apresentam diferenças bem destacadas. Acompanhe! 

Pendência financeira 

A pendência financeira ocorre quando uma pessoa possui dívidas que não foram quitadas ou estão atrasadas, podendo gerar cobranças de juros e multas. Nessa condição, a pessoa ainda pode comprar usando o cartão de crédito ou solicitar empréstimos, mas por causa das pendências financeiras, é provável que será mais difícil de obter melhores condições. A pendência pode ser solucionada com o pagamento das dívidas. 

Restrição financeira 

A restrição financeira, por sua vez, acontece quando a pessoa tem seu nome incluído na lista de inadimplentes da Boa Vista. Nesses casos, ao contrário das pendências, a pessoa é impedida de fazer compras utilizando o crédito ou solicitar empréstimos por um determinado prazo, que geralmente tem duração de 5 anos. Durante esse período, ela pode ter dificuldades para realizar transações financeiras, como financiar um imóvel ou um carro. 

Como as pendências financeiras impactam no negócio? 

Como citamos anteriormente, as pendências financeiras podem impactar de maneira relevante as finanças de sua empresa. Essas dívidas tendem a prejudicar o fluxo de caixa, a imagem da instituição e a capacidade de obter crédito futuramente.  

Confira abaixo algumas como as pendências financeiras podem ser negativas para os negócios. 

  • Aumento do endividamento: dívidas em atraso podem gerar cobranças de juros e multas, fazendo com que o endividamento da empresa aumente ainda mais. 
  • Restrições de crédito: organizações com pendências financeiras podem ter dificuldades em obter crédito no futuro, pois, geralmente, as instituições financeiras avaliam o histórico de crédito da empresa antes de disponibilizar empréstimos ou financiamentos. 
  • Reputação prejudicada: pendências financeiras podem manchar a imagem da empresa perante o mercado, gerando muita desconfiança por parte de fornecedores, clientes e parceiros. 
  • Dificuldade em fazer negócios: em transações comerciais, muitas vezes são exigidas certidões negativas de débito, portanto, empresas com pendências financeiras podem ter mais dificuldades para fazer negócios com outras empresas. 
  • Redução do fluxo de caixa: pendências financeiras podem afetar o fluxo de caixa, isso porque o dinheiro que seria usado para investir no negócio talvez tenha que ser direcionado para o pagamento das dívidas em atraso. 

Por esses motivos que listamos, é essencial que as empresas se organizem, gerenciem com responsabilidade as finanças e evitem débitos que podem levar à pendência financeira. E se por acaso sua empresa já estiver com pendências financeiras, tome medidas para regularizar a situação o mais rápido possível.  

Como saber se um CNPJ possui pendência financeira? 

Antes de fazer algum tipo de negócio com uma empresa, é importante saber se ela tem pendências financeiras. Para isso, você pode realizar uma consulta ao CNPJ da organização, pois trata-se de uma identificação única das empresas. Mas afinal de contas, como consultar as pendências financeiras das empresas? Separamos algumas maneiras de fazer isso. Acompanhe. 

  • Acessar o site da Boa Vista: A Boa Vista é um dos principais bureaus de crédito do país e oferece uma ferramenta de consulta ao CNPJ. Basta acessar o site, informar o número do CNPJ e fazer a consulta. O resultado mostrará se a empresa possui dívidas em atraso, protestos, cheques sem fundo e outras pendências financeiras. 

  • Consultar o site da Receita Federal: a Receita Federal também oferece uma ferramenta gratuita de consulta ao CNPJ. No site, é possível verificar a situação fiscal da empresa, ou seja, se ela está regular ou com alguma pendência junto ao órgão. No entanto, essa consulta não inclui informações sobre dívidas em atraso ou outras pendências financeiras.  

Mas preste atenção: independentemente do jeito que você utilizar para fazer a consulta, ela sempre deve ser realizada com o aval da empresa em questão. Isso porque o CNPJ é uma informação confidencial. Além disso, a consulta é uma ferramenta no auxílio de tomada de decisão com relação aos negócios com determinada empresa, porém outros fatores devem ser levados em conta.  

Como verificar a regularidade fiscal de uma empresa? 

Fazer uma análise minuciosa da situação fiscal de uma empresa também é muito importante para a realização de negócios. Afinal, ninguém quer negociar com alguma instituição que se encontra irregular.  Essa análise pode ser feita pelo CNPJ da organização. Confira abaixo algumas formas de saber como está a situação fiscal das empresas.  

  • Consulta no site da Receita Federal: a Receita Federal oferece uma ferramenta gratuita de consulta ao CNPJ, que permite verificar a situação fiscal da empresa, incluindo informações sobre a regularidade do CNPJ, a atividade econômica, a data de abertura, a situação cadastral, a opção pelo Simples Nacional, entre outras informações. 

  • Emissão de certidões negativas: a empresa pode emitir certidões negativas de débitos, que comprovam que ela não possui débitos tributários, previdenciários ou trabalhistas em seu nome. As certidões são emitidas pela Receita Federal, pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

  • Consulta a serviços de análise de crédito: empresas que oferecem serviços de análise de crédito e informações financeiras, como a Boa Vista SCPC, também fornecem informações sobre a situação fiscal das empresas, além de outras informações relevantes, como pendências financeiras e histórico de crédito. 

De que forma evitar as pendências financeiras? 

O primeiro ponto crucial é ter uma gestão financeira responsável, além disso é necessário estar sempre atento às receitas e despesas da empresa. Veja agora algumas dicas para evitar pendências financeiras.  

  • Planejamento financeiro: é importante criar um plano de negócios detalhado e estabelecer metas financeiras realistas, levando em consideração o fluxo de caixa da empresa e as despesas fixas e variáveis. 
  • Controle de gastos: é fundamental controlar os gastos da empresa e evitar despesas desnecessárias. Isso pode ser feito por meio de uma planilha de controle de despesas, por exemplo. 
  • Negociação com fornecedores: é importante negociar prazos de pagamento com fornecedores e priorizar pagamentos aos que oferecem melhores condições de pagamento. 

  • Acompanhamento de recebíveis: é fundamental acompanhar os recebíveis da empresa e tomar medidas para evitar atrasos no recebimento de pagamentos de clientes. 
  • Uso consciente do crédito: é importante usar o crédito de forma consciente, evitando se endividar além do que a empresa é capaz de pagar. 
  • Regularização de pendências: caso já existam pendências financeiras, é importante tomar medidas para regularizar a situação o mais rápido possível, evitando que as pendências prejudiquem ainda mais o negócio. 

Adotando essas ações, você evita situações de pendências e ainda garante as finanças da sua empresa a longo prazo.  

A Boa Vista pode ajudar você 

Ao longo desse artigo você pôde compreender que, antes de negociar com outras empresas, é importante verificar alguns pontos, como a existência ou não de pendências financeiras. Para isso, conte sempre com uma empresa especializada e de credibilidade, como a Boa Vista, que atua há mais de sessenta anos oferecendo as soluções mais seguras de crédito às pessoas.  

O Define Positivo, serviço oferecido pela Boa Vista, tem o objetivo de identificar clientes com perfil de crédito, sem pendências e, assim, reduzir o risco de inadimplência. Ele funciona por meio da inteligência analítica da Boa Vista, analisando o histórico de crédito dos clientes em potencial, levando em consideração informações como a regularidade de pagamentos, a existência de dívidas em atraso e a capacidade de pagamento.  

Além disso, o Define é uma ferramenta que pode ser utilizada para a identificação de novas oportunidades de vendas a prazo para clientes que tenham um perfil de crédito positivo, aumentando as vendas e tornando o negócio mais rentável. Ou seja, o serviço Define da Boa Vista é uma ferramenta importante para traçar decisões e planos estratégicos, evitando situações de inadimplência.  

Portanto, se você é empresário e quer mais segurança no momento de fechar negócio, não perca mais tempo e utilize essa ferramenta e otimize seus resultados. 

Entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e conheça mais sobre o Define!