Segundo a pesquisa Inadimplência e Endividamento no Brasil, realizada semestralmente pela Boa Vista, o número de brasileiros com contas em atraso aumentou no último semestre se comparado ao período anterior. 

O estudo mostrou que 37% dos entrevistados estão com contas atrasadas e que 45% estão em uma situação financeira pior do que na primeira metade de 2022. Em sintonia com estes dados, muitas empresas sofrem com a inadimplência de clientes. 

Por isso, estabelecer estratégias para estimular o pagamento de dívidas ajuda a sua empresa a receber valores pendentes, o que é fundamental para o fluxo de caixa. Neste artigo, elencamos 3 dicas para aplicar no seu empreendimento e que podem auxiliar na retomada da saúde financeira do seu negócio. Acompanhe! 

1 - Notifique seus clientes sobre parcelas em atraso 

Com esta ação, o consumidor é notificado logo que a conta entra em atraso e incentiva o cliente a quitar o débito rapidamente. Notificar o cliente nada mais é do que informá-lo sobre as dívidas em atraso e estimular a negociação delas antes da inclusão do nome do consumidor no Cadastro de Devedores.  

Para realizar a notificação de clientes inadimplentes, a Boa Vista dispõe de uma solução em que o consumidor é avisado eletronicamente sobre pagamentos em atraso. 

2 - Antecipe a régua de negativação 

O Código de Defesa do Consumidor não determina com quantos dias de atraso sua empresa pode incluir o nome dos devedores nos sites de restrição e proteção ao crédito. Por isso, estabeleça na sua empresa um prazo mínimo para esta ação e notifique os clientes sobre este prazo para negativação dos não pagadores. 

Com a ferramenta online da Boa Vista para negativação de clientes, o aviso sobre a inclusão do nome do cliente nos registros de proteção e restrição ao crédito é feito de forma eletrônica. A negativação de clientes pode reduzir o número de consumidores inadimplentes e ajudar na recuperação de crédito do seu negócio.  

O aviso de negativação digital aumenta, em média, 30% as chances de recuperação de crédito pela sua empresa. A comunicação de negativação por e-mail garante mais agilidade e maior eficiência. 

3 - Dê descontos para os clientes que pagarem à vista 

Cada vez mais os consumidores pretendem pagar à vista suas compras ao invés de parcelar. Um levantamento feito pela Boa Vista para o Dia das Crianças, projetou que 59% dos consumidores pagaram à vista os presentes. 

Por isso, uma alternativa para o seu negócio não ter problemas com clientes que pagam atrasado é estimular a compra à vista, oferecendo descontos para quem quitar o valor do produto no ato da compra.  

4 - Apresente vantagens para o cliente quitar suas dívidas 

Esta é mais uma ação que pode ajudar sua empresa a recuperar crédito. Após notificar seu cliente sobre uma dívida em atraso, faça contato para apresentar vantagens que sua empresa pode oferecer no caso da liquidação da dívida. Se o valor devido for muito alto, negocie para receber uma parte do dinheiro e reparcelar o que ficou. 

Ao facilitar o pagamento, sua empresa tem mais chances de receber o dinheiro. Para os clientes que optam em comprar parcelado, experimente ofertar descontos para pagamento antecipado da parcela. 

Antes de negociar, consulte o CPF e o CNPJ do seu parceiro comercial 

Com as soluções Acerta Positivo e Define Positivo da Boa Vista para consultas ao CPF e CNPJ, é possível analisar quem é o cliente ou parceiro com o qual a sua empresa está negociando. O histórico de pagamentos é um indicador extremamente importante para ser avaliado, pois irá confirmar se o consumidor honra com seus compromissos em dia. 

Assim, você pode tomar decisões mais assertivas sobre concessão de crédito e manter a saúde financeira do seu negócio.. 

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