A gestão da carteira de clientes é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio. Prospectar e manter clientes ativos é tão importante quanto recuperar uma carteira de clientes inativos. 

O grande desafio das empresas atualmente é conseguir manter um vínculo com o cliente. Esse objetivo pode ser alcançado com a manutenção da excelência dos produtos ou serviços prestados, além da prestação de um bom atendimento. 

Quer aprender mais sobre a gestão de carteira? Então, siga com a leitura!

O que é uma carteira de clientes?

A carteira de clientes é um termo utilizado para definir os consumidores que mantêm um relacionamento comercial constante com a sua empresa. Elas são divididas em carteiras ativas, inativas ou de renovação. Confira a seguir as principais diferenças entre cada uma delas.

Carteira de clientes ativa

Fazem parte da carteira de clientes ativa, os consumidores que mantêm um vínculo com o seu negócio. Eles fazem compras regularmente na sua empresa e possuem um relacionamento comercial claro e bem estabelecido com a empresa.

Carteira de clientes inativa

Nela estão reunidos os clientes que já compraram, em algum momento, um produto seu. Por algum motivo, eles não retornaram a comprar da sua empresa e, por isso, não são clientes ativos que geram lucro periódico ao seu empreendimento.

Carteira de renovação

Muito comum em empresas que prestam serviços para outras organizações, a carteira de renovação reúne os clientes que têm contratos ativos com sua empresa. Quando o vínculo com seu negócio está perto do vencimento, esses clientes devem ser passados para a carteira de renovação para que possa ser efetuado um novo contrato de prestação de serviços.

Como criar uma carteira de clientes?

Para criar uma carteira de clientes do seu negócio é preciso prospectar clientes, ou seja, encontrar as pessoas certas para a sua empresa. Para seu negócio vender, a prospecção de clientes precisa ter um planejamento e estar alinhada com as ações de marketing e vendas estipuladas pela sua organização. 

Para ter sucesso nesta etapa do funil de vendas, é preciso definir um perfil de cliente ideal. Também chamado de ICP (ideal customer profile), ele mostra quais são as características em comum das pessoas com maior potencial para fechar negócios com a sua marca. 

Neste perfil ideal de cliente, são reunidas várias informações como preferências, necessidades e expectativas que os consumidores em potencial do seu negócio têm em comum. Desse modo, essas noções permitem ao setor de vendas trabalhar uma abordagem mais objetiva, aumentando o número de conversões. 

Com esse perfil de cliente criado, é possível identificar quem é o seu consumidor e melhorar as técnicas de prospecção. Você pode também treinar sua equipe de vendas para atender seus consumidores da melhor forma e conquistar sua preferência e fidelidade.

Como fazer a gestão de carteira de clientes?

Algumas etapas importantes de gestão precisam ser consideradas para fazer uma boa administração de carteira de clientes. Confira a seguir quais são.

  1. Definição de metas: estabeleça uma meta ao seu time de vendas. Isso mantém sua equipe motivada e engajada em conseguir novos clientes para o seu negócio. 
  2. Divisão da carteira de clientes por grupos de consumidores: uma técnica fundamental da gestão da carteira de clientes é a segmentação dos consumidores em grupos de acordo com o produto que compram, localização, poder aquisitivo, etc. 
  3. Qualidade do serviço e atendimento: um cliente satisfeito é sinônimo de compra recorrente e, mais do que isso, ele ainda pode indicar sua empresa para outras pessoas, aumentando sua carteira de clientes. Por isso, invista em estratégias para otimizar os processos e tornar o atendimento ainda mais eficiente.
  4. Investimento em tecnologia: a gestão de carteiras é importante para manter a saúde financeira do seu negócio e, por isso, não deve depender de ferramentas ultrapassadas como planilhas. Invista em soluções que ajudem na gestão da carteira de clientes, como um CRM.
  5. Retome a comunicação com clientes inativos: uma vez que eles já compraram da sua empresa, é mais fácil convencê-los a retomar o contato com o seu negócio. Aproveite para entender porque eles deixaram de comprar de você para poder melhorar seu processo de vendas e pós.

Aumente a sua carteira de clientes e melhore a performance das suas vendas com a ajuda da Boa Vista

O Boa Vista BlueBox é uma das nossas soluções oferecidas para prospecção e retenção de clientes, que ajuda a aumentar a performance das suas vendas e a assertividade do público-alvo. Ao utilizar inteligência analítica para gerar informações relevantes de mercado e perfil de público, a Boa Vista auxilia na definição das estratégias de marketing e tomadas de decisões. 

Nossa solução não necessita de integração com nenhum outro software de banco de dados. Com o BlueBox, você pode fazer análises e estudos da carteira de seus clientes ou do mercado, e ter acesso ao nosso banco de dados para manter a qualidade dos leads. Além disso, outros benefícios da nossa ferramenta para o seu negócio são: 

  • Você consegue encontrar a melhor base de clientes: fazendo estudos e segmentando o público de acordo com sua preferência. 

  • Você pode enriquecer seus leads: utilizando a base de clientes gerada pela Boa Vista para manter o nível de qualidade das suas campanhas. 

O Boa Vista BlueBox ajuda seu negócio a encontrar o cliente ideal para a sua empresa. Para isso, faça diversas segmentações e estude a melhor base para atingir o seu objetivo. A partir daí, crie tabelas detalhadas com atributos específicos, aumente a precisão de suas análises e tenha mais agilidade para a sua tomada de decisão. 

Este conteúdo foi útil? Acompanhe outras dicas em nossas redes sociais. Acesse o Instagram e o LinkedIn da Boa Vista para ficar por dentro de tudo!