A direção executiva da Boa Vista participou da NRF 2023 (National Retail Federation), considerado o maior evento de varejo do mundo, que ocorreu em Nova Iorque. A convenção contou com cerca de 40 mil participantes, entre varejistas, fornecedores e especialistas do setor, e foi marcada por trazer muitas soluções inovadoras, além de apontar projeções e tendências que podem causar impactos no varejo em 2023. 

Com mais de cem anos de história, a NRF possibilita que empresas de todos os segmentos e varejistas do mundo inteiro se reúnam para apresentarem seus produtos e iniciativas. 

Principais pontos abordados na National Retail Federation

Diante da realidade do mercado mundial, alguns aspectos foram destacados na NRF. Continue conosco e confira os principais:

  • Boa gestão de dados: é apontada como uma das grandes apostas dos especialistas, pois ao realizar uma gestão eficiente dos dados, é possível fornecer uma experiência de compra mais assertiva e personalizada.
  • Omnichannel: a temática já virou praticamente um pré-requisito, tanto para empresas B2B, quanto para as B2C. E no evento foi destacada a importância, cada vez maior, das lojas físicas com canais digitais.
  • ESG: O ESG (Environmental, Social and Governance) também foi abordado como um tema essencial. Durante a convenção, foi divulgado que 45% dos profissionais do varejo disseram que investir em sustentabilidade é uma das estratégias prioritárias.
  • Inovações tecnológicas: o ponto alto sobre esse tema foi a cyber segurança, principalmente em relação aos e-commerces, visando a criação de mais oportunidades de negócios.

O crescimento constante do e-commerce

E por falar em e-commerce, um dos assuntos mais explorados na NRF, o crescimento do comércio eletrônico não para, ainda que em um ritmo desacelerado em comparação com anos anteriores. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 o e-commerce representava cerca de 5,8% do varejo restrito. 

No período de 2020, muito por conta do auge da pandemia, as compras online deram um boom, obtendo um crescimento de 65% no geral e atingindo o percentual de 9,6% do varejo restrito. Já no ano de 2021, o crescimento foi de 28%, ultrapassando 12% do comércio restrito. Em 2022 a expectativa é de que as compras online tenham crescido em torno de 1%, significando cerca de 13,3% no restrito. 

Mesmo com essa desaceleração, o e-commerce é um negócio com um dos maiores potenciais atualmente. Conforme algumas pesquisas, o comércio eletrônico pode atingir o índice de 20% do varejo restrito até 2025.

Tendências do varejo para 2023

Recheada de palestras dos principais varejistas do mundo, a NRF trouxe percepções importantes sobre o futuro desse setor. Entre os assuntos discutidos, quatro ganharam destaque, pois são justamente as tendências do varejo para este ano. Veja quais são:

  • 1) Atenção a jornada do cliente 

Estamos vivendo a época da praticidade e dinamismo das coisas. Por isso, os consumidores esperam ter experiências imediatas e cabe às empresas terem capacidade de serem ágeis e oferecerem esse tipo de serviço para conquistar o público. 

Nesse sentido, as redes sociais são ótimas aliadas. Isso porque as plataformas aproximaram os consumidores das marcas, fazendo com que as organizações tivessem informações mais seguras a respeito dos seus clientes. Sendo assim, ficou mais fácil fazer o cliente passar por todo o processo de funil de vendas, desde a conscientização e descoberta até a compra final. 

No entanto, não é apenas a velocidade que os consumidores buscam hoje em dia. A qualidade do tempo também é um fator muito importante. Portanto, as empresas precisam ter sistemas que supram as necessidades dos consumidores e, assim, a coleta e estruturação de dados se torna ainda mais relevante. 

  • 2) Investimento em tecnologia

A automação de processos é a forma mais eficaz de conhecer o público e entender suas necessidades e expectativas. A cada dia que passa, as empresas precisam reduzir custos e aumentar a eficiência. 

De acordo com a pesquisa realizada pela Euromonitor, as organizações precisarão concentrar mais investimentos em tecnologia para atingir esses objetivos, sem perder a conexão com o fator humano nos negócios. Abaixo estão listados os principais investimentos planejados para 2023 nesta área. 

Inteligência artificial- 51% 

Robótica e automação - 42% 

Realidade aumentada e virtual – 41% 

A tecnologia terá como finalidade o fortalecimento da jornada de compra do consumidor e, ao mesmo tempo, reduzir ou eliminar qualquer atrito durante a experiência de aquisição e uso do produto. 

  • 3) Foco no ESG

O ESG (Environmental, Social e Governance) foi outro ponto relevante na NRF 2023. Os consumidores estão cada vez mais em busca de marcas que se preocupam com seus valores, o que reflete em um estilo de vida mais sustentável, com foco no consumo consciente e na preservação do futuro do planeta. Além disso, que não percam a qualidade do serviço prestado. 

Segundo dados levantados pela Euromonitor, cerca de 45% dos empresários afirmaram que investir em sustentabilidade é uma das prioridades de sua empresa nos próximos cinco anos. E 41% dos entrevistados alegaram que faltam consumidores dispostos a pagarem por produtos sustentáveis para que o desafio se torne mais significativo.

  • 4) O digital para além das redes sociais

Há poucos anos, era impossível falar sobre digital sem mencionar as redes sociais. Entretanto, isso descentralizou bastante e foi um dos temas debatidos na NRF, levando em consideração as próximas ações a partir desse cenário estabelecido. A geração Z carrega com ela uma perspectiva inovadora a respeito da socialização e, sendo assim, irá estimular uma nova cultura. 

Um grande exemplo disso é o mercado dos games, que vem crescendo cada vez mais. Conforme a pesquisa da Euromonitor, o termo “gamificação” precisa ser levado muito em consideração, pois os jogos são uma das principais formas de sair da realidade e entrar no virtual.

Ou seja, os games possibilitam que as pessoas socializem e compartilhem seus interesses, oferecendo uma alternativa às redes sociais como a única maneira de fazer isso. Portanto, ainda de acordo com a Euromonitor, este é o momento de as empresas aproveitarem a "cultura dos jogos" para criar novas oportunidades de negócios e estabelecer parcerias com outras organizações. 

Confira, a seguir, a porcentagem de consumidores, separados por geração, interessados nos games imersivos.

  • Geração Z - 52% 
  • Geração Millennials – 55% 
  • Geração X – 38% 

  • Baby Bommers – 22% 

Boa Vista Blue Box: a solução perfeita para a sua empresa

Diante de tudo o que foi debatido durante a NRF e do atual panorama econômico, está muito claro que contar com indicadores inteligentes é essencial para diferenciar o negócio. Isso conhecer os clientes no detalhe é fundamental para prestar serviços mais assertivos e personalizados. 

Nesse contexto, sempre buscando expandir os negócios e ajudar nossos clientes na descoberta de novos públicos, nós temos uma solução que atende essas condições, o Boa Vista Blue Box. 

O Boa Vista Blue Box auxilia os clientes com informações analíticas preciosas para a gestão do ciclo de crédito. Com base na nossa inteligência analítica, é possível analisar os dados disponíveis para segmentar seu público e fazer gestão de carteira.

Vale ressaltar que, conforme pesquisas realizadas, empresas que trabalham orientadas por dados notaram: 

  • 90% de redução no custo de conversão; 

  • 77% de redução do CPA (Custo por Aquisição); 
  • 10x de aumento na taxa de conversão em campanhas on-line; 
  • 13x mais de crescimento na taxa de conversão. 

Além disso, um negócio orientado por dados pode encontrar leads qualificados, engajar clientes com base na localização e identificar mais oportunidades de mercado.

Conte com a Boa Vista

Deseja aumentar e qualificar sua carteira de clientes e ter muito mais segurança em seu negócio? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco. A Boa Vista alia inteligência e alta tecnologia para desenvolver soluções eficientes para pessoas físicas e jurídicas. 

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