Você sabe quais são as melhores ferramentas de gestão e programas para auxiliar no gerenciamento da sua empresa? O planejamento e estratégias concretas são essenciais para qualquer empresa encarar o mercado que está cada vez mais competitivo.

Porém, sem uma administração eficiente nenhum planejamento e estratégia vai funcionar, ou sai do papel. Por isso, para não desistir diante desse cenário, você pode usar ferramentas de gerenciamento para ajudar nos desafios diários.

Afinal, com a evolução tecnológica muitas tarefas de rotina podem ser automatizadas para deixar tudo mais organizado. E oferecer recursos para acompanhar os resultados diariamente.

Ou seja, você ganha mais tempo para fazer uma gestão estratégica na sua empresa e a sua equipe terá mais produtividade e melhor desempenho. Mas, você sabe quais são os melhores métodos e ferramentas de gestão para utilizar na sua empresa?

Nesse artigo, separamos algumas dicas que irão contribuir para organizar os processos do seu negócio, e a alcançar um bom desempenho. Então, continue a leitura!

Quais as diferenças entre ferramentas de gestão e programa?

Mas, antes de começar com as dicas, vamos entender a diferença entre as ferramentas de gestão e programas. Essa é uma questão que pode confundir e até atrapalhar os empresários no momento de elaborar estratégias.

As ferramentas de gestão são metodologias que auxiliam nas tomadas de decisões e podem ser utilizadas por empresas de todos os segmentos e portes. E o programa de gestão, é um software que organiza os processos rotineiros.

Além de ajudar a centralizar as informações em único lugar, e de fácil acesso a todos os colaboradores. Esses programas podem ser usados online ou instalados nos computadores da empresa.

Resumindo: as ferramentas e programas de gestão são importantes para resolução de problemas, e para facilitar o dia a dia das organizações para gerar mais resultados.  Dessa forma, você diminui os riscos e as tomadas de decisões ficam mais assertivas.

Dicas de ferramentas de gestão

Existem inúmeras ferramentas de gerenciamento que você pode começar a usar no seu negócio. Então, nesse tópico vamos mostrar as famosas e que são consideradas mais eficazes para melhorar o desempenho das organizações.

KPI

O KPI (Key Performance Indicators) é uma das ferramentas de gestão mais utilizadas no mundo. Com ela, você pode ter um acompanhamento mais eficiente de todos os processos e metas da empresa. Dessa forma, é possível encontrar falhas, e fazer o monitoramento do desempenho de toda equipe ou por setor.

Outra característica do KPI é poder realizar comparações com resultados de períodos anteriores. Ou até de outras empresas para ter ideias de planejamento e melhorar o seu negócio, caso precise.

Análise SWOT

O termo SWOT remete às palavras em inglês Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Portanto, essa ferramenta é muito utilizada para ajudar na realização de planejamentos estratégicos concretos e eficientes.

Através da Análise Swot, é possível ter um conhecimento mais aprofundado sobre o negócio para entender o contexto que a empresa está inserida. E a partir disso, verificar os pontos fracos e fortes da organização para melhorar o desempenho e evitar riscos que podem gerar grandes prejuízos.

Feedback 360

Essa ferramenta de gestão tem como objetivo aumentar a produtividade, por meio da avaliação de desempenho dos colaboradores. Ou seja, envolve feedbacks por colegas, gestores, além de autoavaliação.

Desse forma, o colaborador terá uma visão geral do seu comportamento e rendimento no ambiente de trabalho. Essa avaliação também precisa ser feita pelo gestor direto do colaborador.

Matriz de Ansoff

Já a MAtriz de Ansoff, é uma ferramenta de gestão muito utilizada para planejamentos estratégicos de empresas que buscam mais crescimento. Onde você faz análises para identificar como os seus produtos e serviços podem impactar no mercado.

Com a análise você identifica o que pode oferecer no momento, e cria estratégias mais assertivas e eficientes. A ferramenta é dividida em 4 análises fundamentais para o caminho de crescimento: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos e diversificação.

Sistemas CRM, ERP e de RH

Assim como hoje temos várias ferramentas de gestão, também tem muitos programas desenvolvidos. E o intuito é de provocar melhorias na gestão empresarial. 

Mas, é importante entender que esses softwares derivam de três tipos de sistemas essenciais nas organizações: CRM, ERP e de RH. Conheça a seguir as características de cada um!

CRM

 A sigla para Customer Relantionship Management, traduzindo significa: Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ou seja, o CRM é um sistema muito utilizado nas empresas.

Além de fazer a organização dos dados dos clientes, tem o perfil e histórico de cada um. É a descobrir quando um determinado cliente está próximo de fazer nova compra do seu produto. Legal, né?!

Através do sistema CRM é possível: compartilhar dados com sua equipe, automatizar a interação com leads, capturar informações de contato dos clientes, gerenciar informações e obter dados gerenciais para ações e tomadas de decisões.

ERP

O ERP( Entreprise Resource Planning ) ou Planejamento de Recurso das Empresas, faz o controle e acompanhamento dos recursos financeiros das organizações.  Esse software é uma excelente ferramenta de gerenciamento para ter como aliado!

Com o RRP, você faz a gestão tarefas administrativas, recebimento de receitas, compras, receitas, otimização de vendas e até de dados dos colaboradores.

Por causa da característica de gerenciamento de tarefas em diversos setores da empresa em um único programa, o sistema, geralmente, é dividido e oferecido em módulos. Cada um é responsável por controlar uma área. Pode ser: contábil, fiscal, compras, comercial, financeiro, faturamento, ativo, etc.

Sistema de RH

Já o Sistema de RH também são fundamentais para o desenvolvimento da sua empresa. Esse tipo de software ajuda desde a contratação de colaboradores até a análise de desempenho dos funcionários.

Além disso, auxilia em tarefas de caráter burocrático como: cálculo da folha de pagamento, acompanhamento de calendário, frequência. E a pontualidade pelo ponto eletrônico, segurança no trabalho e E-Social.

Programas de gestão empresarial

Agora que você já sabe como funcionam os softwares de gestão CRM e ERP, preparamos uma lista com alguns programas mais utilizados dentro das companhias, confira!

Conta Azul

A Conta Azul é um dos programas mais conhecidos quando se trata de gestão financeira. O software é bem intuitivo e auxilia você a lidar com os recursos financeiros de sua empresa, na gestão de estoque e emissão de boletos e notas fiscais eletrônicas.

Além disso, o programa conta com um aplicativo de gestão de frente de caixa.

 Trello

É um software de gestão de projetos bastante conhecido baseada no método Kanban. Um sistema, onde usamos cartões coloridos e de tamanhos diferentes para especificar tarefas.

E o objetivo é aprimorar a administração com cartões de sinalização para controle de fluxos e prioridades da empresa. Portanto, o Trello oferece uma visualização clara sobre o fluxo de trabalho das equipes e individualmente.

 Além de permitir acompanhar métricas, envio de notificações, que arquivos sejam anexados, atividades delegadas e ainda pode ser sincronizado com os serviços do Google.

RunRun.it

Esse é mais um software para auxiliar na organização de processos e atividades de equipes dentro da empresa. Dentro das funcionalidades do RunRun.it estão o cadastro de atividades e o monitoramento do tempo para concluir a tarefa.

Também oferece métrica de produtividade por membro da equipe, estimando com mais assertividade o prazo de entrega de cada projeto.

Asaas

O Asaas é um software de gestão de pagamentos. Com ele, você pode emitir e controlar as cobranças, e enviá-las aos clientes. E você também pode usar esse recurso para cartão de crédito. 

Com esse sistema, também é possível enviar alertas referente a atrasos.

Convenia

O Convenia é um software de RH que tem como característica a automatização de tarefas burocráticas como processo de admissão, demissão e gestão de férias.

Esse software tem um chat que serve de linha direta entre colaboradores, gestores e setor de RH. Portanto, essa funcionalidade facilita a comunicação!

Gostou desse conteúdo? Agora que você sabe a importância das ferramentas de gestão e programas para o crescimento da sua empresa, não perca mais tempo e utilize algum dos que citamos ou outro de sua preferência.

Quer mais dicas para o seu negócio? Então, confira o nosso conteúdo com os principais pilares para uma boa gestão empresarial!