Ter controle sobre os pagamentos a receber dos clientes é uma condição fundamental para manter a saúde financeira do seu negócio, para que você consiga gerenciar gastos e planejar investimentos na sua empresa. 

Manter a saúde financeira de uma organização é o principal desafio dos gestores para que suas companhias possam gerar lucros. Segundo o Sebrae Nacional, três a cada 10 microempresas quebram e precisam fechar as portas após cinco anos da inauguração. Entre os motivos, está a falta de gestão financeira, que torna as contas maiores que a receita, impactando na falta de capital. 

Por isso, neste artigo falaremos sobre a importância do controle de pagamento de clientes para manter a saúde financeira do seu negócio. Acompanhe. 

Você verá nesta matéria: 

  • O que é controle de pagamento? 
  • Como fazer o controle de pagamentos? 
  • Qual é a importância do controle de pagamentos? 
  • Como fazer o controle de pagamentos de clientes? 
  • Mantenha um cadastro de clientes atualizado 
  • Defina as datas de vencimentos dos contratos com sua empresa 
  • Escolha os métodos de pagamento  
  • Faça contato com seu cliente 
  • Como usar as soluções da Boa Vista para recuperar crédito para a sua empresa? 

O que é controle de pagamento? 

É um processo em que a receita da empresa proveniente dos pagamentos de clientes (à vista, parcelados ou com vencimentos futuros) são monitorados e controlados. 

Este monitoramento é extremamente importante para que a empresa possa gerenciar o que tem a receber para poder cumprir com todas as suas obrigações fiscais. Além disso, o controle de pagamentos permite que sua empresa monitore quais clientes já pagaram - evitando uma cobrança indevida - e quais ainda não quitaram a dívida - para que você estude a adoção de formas de recuperação de crédito

Como fazer o controle de pagamento? 

O monitoramento dos pagamentos e recebimentos da empresa pode ser feito utilizando alguns métodos. Para ajudar sua empresa neste processo, você pode optar por programas com controle de pagamentos ou por planilhas digitais. 

Os programas com controle de pagamentos são indicados para empresas em que há grande volume de vendas e clientes. Com estes softwares, é possível automatizar informações sobre os pagamentos e dados sobre os consumidores. 

A planilha digital é ideal para pequenas empresas e que têm boa capacidade de organização, já que o preenchimento das informações deve ser feito de forma manual. 

Evite considerar fazer o controle de pagamentos com anotações manuais. Seja você ou uma pessoa de extrema confiança sua para fazer essas anotações, processos manuais são propensos a erros. 

No monitoramento da gestão de recebimentos, um erro pode gerar a cobrança indevida de um cliente - o que, por sua vez, pode acarretar no pagamento de indenizações ao consumidor - e pode prejudicar o controle de caixa e os pagamentos das obrigações fiscais da própria empresa. 

Qual é a importância do controle de pagamentos? 

Ter clareza da receita da empresa permite que os empresários possam fazer um controle financeiro eficiente e tomar decisões estratégicas sobre futuros investimentos da organização. Por isso, o monitoramento e gestão de recebimentos é importante para o seu negócio. A seguir listamos as principais vantagens de se ter um controle de pagamento de clientes: 

  1. Decisões sobre investimentos futuros são feitas de forma mais rápida, segura e assertiva;  

  1. Poder de negociação com fornecedores aumenta; 

  1. O risco de inadimplência diminui;  

  1. A entrada de receita e a saída de despesas são controladas com maior facilidade; 

  1. Há um controle maior sobre o fluxo do caixa e o capital de giro; 

  1. A criação de promoções e condições diferenciadas de pagamentos aos clientes pode ser programada sem prejudicar a receita da empresa. 

Como fazer o controle de pagamentos de clientes? 

Para fazer o controle de pagamentos de clientes, você pode adotar este passo a passo em que listamos as etapas deste processo de gestão de recebimentos. Conheça. 

Mantenha um cadastro de clientes atualizado 

Tenha dados atualizados sobre quem são seus clientes e como entrar em contato com eles caso seja necessário. Tenha como regra fazer a atualização dos dados cadastrais dos consumidores periodicamente. Isso porque, é comum que as pessoas troquem de celular ou até se mudem de endereço, dificultando o processo de cobrança destes clientes. 

Defina as datas de vencimentos dos contratos com sua empresa 

Escolha uma data para receber os pagamentos dos clientes que, de preferência, possa ser antes do vencimento das obrigações da sua empresa. Isso permite que sua empresa tenha dinheiro em caixa antes de precisar pagar as próprias contas, evitando ter que solicitar empréstimos.  

Escolha os métodos de pagamento  

Escolha métodos de pagamento que sejam atrativos para os clientes e que ajudarão sua empresa no processo de cobrança. Pode ser o boleto bancário, que tem data de vencimento e pode contribuir para a lembrança da dívida pelo cliente; ou o cartão de crédito, que permite ao cliente parcelar a compra e sua empresa receber o valor total no ato do fechamento do contrato com o consumidor. 

Faça contato com seu cliente 

Sua empresa tem o direito de cobrar um cliente por uma dívida em atraso. Então, faça contato em tom amigável, com cordialidade, educação e respeito. Entenda o motivo do atraso no pagamento. Lembre-se: o objetivo da conversa é cobrar o valor em atraso e manter o relacionamento com o cliente, para que ele possa continuar fazendo negócios com você. 

Como usar as soluções da Boa Vista para recuperar crédito para a sua empresa? 

Para manter a saúde financeira do seu negócio, você pode adotar ações de recuperação de crédito, como a notificação extrajudicial e a negativação de clientes. Com os programas da Boa Vista SCPC, sua empresa vende e recebe com mais segurança. 

A notificação extrajudicial da BV auxilia na cobrança de clientes inadimplentes e estimula a negociação antes de incluir o nome do consumidor no SCPC. Com nosso serviço, é possível incluir várias contas em atraso por carta de cobrança e há a facilidade de regularização do débito devido a possibilidade de inclusão do boleto bancário. 

A ação de negativação de clientes da Boa Vista aumenta a possibilidade de recebimento dos débitos em atraso, já que o devedor busca alternativas para pagar a dívida e retirar as restrições do seu nome. Com o sistema da Boa Vista, após 15 dias do aviso da negativação, o débito ficará exposto para que outros empresários não ofereçam crédito para quem não tem condições ou intenção de pagar. 

Recupere agora a saúde financeira do seu negócio. Fale com nossos consultores e saiba como a Boa Vista pode ajudar sua empresa. 

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