Uma das etapas da concessão de crédito é a análise do perfil financeiro do cliente. O que quer dizer que, antes de uma empresa decidir fechar negócio com um consumidor, ela avalia alguns critérios. O histórico de crédito, também conhecido como histórico de pagamentos, é um dos dados analisados durante a tomada de decisão sobre concessão de crédito. 

A consulta ao histórico de crédito pelas empresas foi facilitada a partir de 2019, com uma mudança na lei do Cadastro Positivo. Atualmente, todos os clientes (tanto pessoas físicas quanto jurídicas) participam automaticamente deste banco de dados que registra o comportamento como pagador dos clientes. 

Neste artigo, explicaremos o que é histórico de crédito e a importância de avaliar este critério para manter a saúde financeira do seu negócio. 

Você verá nesta matéria: 

  • O que é o histórico de crédito? 
  • Por que consultar o histórico de crédito? 
  • Como ver o histórico de pagamento? 
  • Por que consultar o score de clientes? 

O que é o histórico de crédito? 

O histórico de crédito é um dos critérios que as empresas adotam para tomar a decisão de aprovar ou negar a concessão de crédito a um cliente. Ele mostra os hábitos financeiros e de pagamentos das pessoas físicas e é importante para a organização, uma vez que pode minimizar os riscos com inadimplência e com clientes que são maus pagadores.  

Com as soluções da Boa Vista, nossos clientes têm acesso aos registros do Cadastro Positivo, o que torna a análise de crédito mais precisa, proporcionando segurança para quem vende e garantindo ao consumidor, acesso a crédito que condiz com sua realidade financeira, sem comprometer o orçamento. 

Por que consultar o histórico de crédito? 

O histórico de pagamentos é um indicador extremamente importante para ser avaliado, pois irá confirmar se o consumidor honra com seus compromissos em dia, identificando bons e maus pagadores. Com essas informações, sua empresa pode fechar negócios com mais segurança e menos risco de inadimplência. 

Sendo assim, consultar o histórico de pagamentos dos clientes auxilia na tomada de decisão sobre concessão de crédito, garantindo segurança financeira ao seu negócio. Vale ressaltar que a consulta ao perfil financeiro do usuário não garante que ele pagará a dívida com a sua empresa em dia. Afinal, o risco de inadimplência sempre existe, mesmo avaliando minuciosamente o perfil do consumidor. 

Como ver o histórico de pagamento? 

Nossas soluções disponibilizam a consulta aos dados do Cadastro Positivo, que é um banco de dados com informações de pagamento das contas dos consumidores e das empresas, para formação de histórico de crédito. O Cadastro Positivo leva em conta os dados de pagamentos que são atualizados diariamente pela Boa Vista e também por contratos financeiros, formando o histórico de bom pagador dos clientes. 

Para auxiliar seu negócio na tomada de decisão sobre concessão e na avaliação do histórico de crédito, a Boa Vista oferece os serviços de consulta ao CPF e ao CNPJ de clientes. As soluções Acerta Positivo e Define Positivo utilizam inteligência analítica na interpretação do banco de dados sobre o histórico de pagamento e a saúde financeira dos clientes. 

Outra ferramenta importante que a Boa Vista disponibiliza aos seus clientes é o Power Score. Esta solução é utilizada pelas empresas para avaliação de risco de inadimplência na concessão de crédito para pessoas físicas. Para isso, nossos clientes têm acesso a nossa base de dados que inclui Cadastro Positivo, Cadastro Negativo, bases alternativas e muitas outras.  

Por que consultar o score de clientes? 

O score de crédito ajuda empresas na tomada de decisão sobre vendas e fechamentos de negócios, uma vez que a pontuação leva em consideração hábitos de compras, histórico de pagamentos, solicitações de créditos, além de outras questões que contribuirão na atribuição da pontuação de cada pessoa.   

O Power Score, modelo de concessão da Boa Vista, gera o score de crédito do cliente, uma pontuação de 0 a 1.000, que é calculada automaticamente por meio de parâmetros matemáticos e tecnológicos baseados nos padrões de consumo de cada cliente. Através desta avaliação, é possível identificar quais clientes apresentam maior risco de inadimplência ao não cumprirem com seus pagamentos.   

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